Sempre que vou até uma empresa com a intenção de comprar algo, espero receber um atendimento decente, mas isso está cada dia mais raro. Por que alguns vendedores se comportam dessa forma tão insolente? Por que será que eles pensam que estão nos fazendo um favor quando nos atendem? Por que será que eles acham que atendendo dessa forma conseguirão mais clientes e novas oportunidades no futuro?
Ontem, 18 de fevereiro, tivemos um problema com o aspirador de pó da empresa e resolvi que no meu horário de almoço compraria um novo aspirador, na verdade decidimos que o ideal seriam dois.
Fui até uma empresa enorme aqui em Londrina que vende materiais de construções e muitas outras coisas.
Quando cheguei à empresa fui até o balcão de informações onde duas moças estavam conversando. Se elas estão ali uniformizadas, entendo que uma das responsabilidades seja orientar o cliente.
Mas precisei esperar elas pararem de conversar para depois me dar atenção. Atenção essa que foi iniciada com um. “Oi.”
Perguntei então se na loja tinha algum modelo de aspirador de pó. E ela me informou que tinha um depois das churrasqueiras e apontou o local com o dedo.
Dirigi-me até lá, passei por uns três vendedores que não me olharam e muito menos, me cumprimentaram.
Não encontrei o aspirador ali, mas sim um pouco mais para frente. Um modelo enorme com preço anotado na caixa de mais de R$ 500.00. Pensei, talvez seja um aspirador muito bacana e compense pagar esse preço.
Como na entrada os vendedores me ignoraram, eu procurei outro vendedor para iniciar o atendimento.
Observei que tinha um sentado mexendo em um computador. Cheguei perto dele e disse bom dia. Ele não olhou para mim, continuou com o olhar fixo no computador. Perguntei se ele poderia me atender. Ele olhou para um lado e para o outro. Fazendo com que eu entendesse que existiam outros vendedores e se existiam outros vendedores porque eu estava incomodando-o.
A resposta foi um sim, mas continuou sem me olhar e sem mover um dedo com a intenção de mostrar agilidade e presteza. Fiquei estarrecido com o comportamento, mas queria ver onde aquilo iria chegar.
Aguardei mais um pouco, ele saiu da cadeira e pela primeira vez me olhou, não sabia onde estava o aspirador. Eu mostrei e quando comecei achar que seria atendido o telefone dele tocou. Ele atendeu e falou tranquilamente enquanto eu “trouxa” querendo gastar o dinheiro da empresa em dois aspiradores aguardava.
O vendedor desligou o telefone, mostrei o aspirador e perguntei; por que aquele valor e quais eram suas funções?
Ele olhou o aspirador como se estivesse o vendo pela primeira vez, enfiou a mão dentro da caixa, pegou o manual e começou a ler em silêncio. Eu esperei, esperei, esperei.
E ele não falou nada.
Aí eu agradeci pela “atenção dedicada” e fui embora.
Esse “vendedor”, se é que eu posso chamá-lo assim perdeu uma compra feita.
Fui à outra loja, o vendedor me atendeu e eu comprei dois aspiradores.
Em tudo que fazemos deixamos nossa assinatura.
Qual é a assinatura que você tem deixado em seus trabalhos?
Como você é reconhecido?
Bom dia meu caro!
ResponderExcluirCada vez que leio esses fatos, fico estarrecida. Tardo em acreditar nos detalhes dessas 'relações'.
Um tanto quanto triste não?
Abs.
Mais uma ótima postagem, é uma pena que relate um episódio "trágico" como esse.
ResponderExcluirQuando li o título pensei que relataria alguma história sobre troca de produtos, uma vez que esse é um assunto que gera muita polêmica, mas fiquei muito surpreso quando vi que falava sobre problemas ainda na fase de venda do produto, o que me faz pensar: Se para comprar algo nessa loja é um problema, imagina trocar um produto?
Renata, mais uma vez obrigado pela visita,em relação ao artigo, triste mesmo, isso não deveria acontecer. As coisas podiam muito bem ser diferentes. Mas é a lei da semeadura esses vendedores que atendem dessa forma estão plantando. Resta saber o que eles irão colher. Imagino que possa ser uma colheita um tanto desagradável...grande abraço
ResponderExcluirCleovane, muito bem colocado. Se eu tenho dificuldades para comprar, imagine para trocar. Acho engraçado essas lojas que expoem placas dizendo que não realizam trocas aos sábados. Seria melhor elas dizerem: Clientes aqui nós somos importantes, vocês não! Quem trabalha bastante, normalmente tem somente o sábado para ir as compras e pode muito bem precisar do sábado para realizar uma troca. Agora se você não se preocupa comigo, acho muito justo não comprar com você. Eu evito. E hoje temos muitas opções, vendedor julgou pela aparência ou fez pouco caso, deve sim perder a tão desejada comissão. Talvez esteja aí o problema, o vendedor pensa muitas vezes na comissão e não na atenção digna que o outro ser humano merece. Para que venha a comissão, nada mais justo e bem-vindo do que uma boa dose de atenção. grande abraço e obrigado pela visita.
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