Pular para o conteúdo principal

Retroceder nunca, render-se jamais




Em 1985 eu estava com 11 anos, idade gostosa. E como toda criança eu brincava muito. Naquele tempo a rua era nossa, nossa mesmo, eu passava o dia todo nela, assim que chegava da escola pegava a bicicleta e ia para a rua, revezávamos entre a bola e a caloicross.

Nesse mesmo ano, eu assisti a um filme que chamou muito minha atenção. Meu avô foi lutador de luta livre, eu já praticava judô a um bom tempo. Eu adorava lutas e artes marciais.

Foi a primeira vez que ouvi falar no nome de Jean Claude Van Dame, e o cara era bom, na época eu vibrei com o filme. Mas o que mais ficou em minha mente foi o nome do filme .

Que nós repetimos centenas de vezes, cada vez que íamos enfrentar algo arriscado ou fazer alguma coisa que exigisse mais coragem. Confesso que nessa idade em alguns momentos foi necessário mais burrice. Mas estou vivo e meus amigos daquela turma também.

O nome do filme era “Retroceder nunca, render-se jamais”. Quantas vezes eu repeti isso, antes de um salto maior com a bicicleta, um muro, uma corrida, um desafio, uma confusão.

Aquilo fazia bem para mim mesmo. Gritava em voz alta e partia na direção: “RETROCEDER NUNCA, RENDER-SE JAMAIS”!

Desde criança, sempre fui ousado. Nunca gostei de ouvir que; não poderia, não conseguiria, não teria coragem, não teria força suficiente. Sempre lutei contra o medo, timidez, e a vergonha. Na minha cabeça enxergava um placar enorme que marcava. Robson Dutra X Medo. E cada vez que eu deixava de fazer algo por medo, aquele placar enorme me atormentava piscando com Robson Dutra 0 X 1 Medo.

Por isso sempre enfrentei.

Gosto de quem não desiste. De quem sempre acha uma solução, enxerga uma luz no fim do túnel, sabe que no fundo do poço o que resta é bater o pé e ir para superfície, não desanima, não esmorece, vai em frente, ergue a cabeça e faz como o avião que com vento contra decola.

Não desista, não desista, fomos feitos para prosseguir, nossa força quando queremos algo é excepcional. Temos um Deus que nos capacita e nos fortalece.

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmo 23.4)

Deus nos abençoe e que ele tire de nós todo medo, vergonha, timidez e ansiedade!

Afinal.

Somos brasileiros e não desistimos nunca!



Comentários

  1. Sei que existe um equilíbrio que nos proporciona um medo saudável. Mas isso abordarei em um outro artigo.

    ResponderExcluir
  2. Ligia Cristinajaneiro 19, 2010

    oi professor!!!

    Confesso que acordei indisposta... inclusive vou ao médico daqui uma hora!

    Em meio a uma crise existencial praticamente, pensei mil vezes em largar tudo, em desistir de algumas coisas... Foi muito bom ler esse texto!!! sei que recebi isso na hora certa!

    "Não desista, não desista, fomos feitos para prosseguir, nossa força quando queremos algo é excepcional. Temos um Deus que nos capacita e nos fortalece." essa frase vou levar comigo!!!!

    Obrigado!!! tenho alguns anjos e DEUS olhando por mim!!!

    um abençoado dia!!!! bjos

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde professor!!!

    Que texto maravilhoso!!!
    Mas como é difícil colocar em prática, controlar o medo, deixar a coragem falar mais alto, precisa muito exercício, precisa diciplina, discernimento do certo e do errado!
    Mas somos filhos de DEUS, somos abençoados e este motivo é mais que suficiente para não desistir-mos!
    Ganhamos a benção da vida, ela é nossa, é gratuita e só nós podemos definir nossos caminhos, escolhas, ficar ou partir, seguir ou retroceder.

    Gosto muito desse pequeno texto do Fernando Pessoa:

    "Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
    Alague seu coração de esperanças, mas não que ele se afogue nelas.
    Se achar que precisa voltar, volte!
    Se perceber que precisa seguir, siga!
    Se estiver tudo errado, comece novamente.
    Se estiver tudo certo, continue.
    Se sentir saudades, mate-a.
    Se perder um amor, não se perca!
    Se o achar, segure-o.

    Ame, brinde e ria.
    O mais, é nada."


    Tenha uma abençoada semana!

    ResponderExcluir
  4. Desafiando diariamente a nós mesmos, percebemos o quão capazes somos, de levantar a cabeça e dar continuidade.

    ResponderExcluir
  5. Ligia, espero que tenha dado tudo certo no médico e que seja algo simples de resolver. Entendo você perfeitamente, tem alguns momentos que parece que não suportaremos a carga. Que parece que chegou a hora de entregarmos os pontos e desistirmos, começarmos novamente sobre uma outra perspectiva, foco e visão. Mas calma, isso pode ser feito sim e têm momentos em nossa vida que eles são necessários e nos farão bem. Mas precisamos ter calma e pensar serenamente e pensar serenamente envolve nunca tomarmos decisões rápidas sem antes avaliá-las muito bem. grande abraço, melhoras e até breve!

    ResponderExcluir
  6. Diana, obrigado, o texto é maravilhoso! Nada precisa ser dito é um momento apenas de refletir. Obrigado, ele me fez bem nesse momento. Grande abraço e até breve!

    ResponderExcluir
  7. Renata, precisamos nos reinventar a cada dia, o que nos trouxe até aqui não será suficiente para nos levar adiante. Um grande abraço, fique com Deus, saúde e sucesso!!! Até breve, obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

* Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Homem forno elétrico e Mulher fogão à lenha

Costumo falar muito de relacionamentos em minhas palestras, principalmente entre marido e mulher. Se um dos dois não sai bem de casa, como poderá ficar feliz no trabalho? O bem-estar começa em casa, quem não consegue interagir bem no lar com a pessoa que ama ou pelo menos algum dia amou, como vai fazer para no trabalho se relacionar com várias pessoas, diferentes, nos hábitos, nos gostos, nas conversas e primordialmente nas prioridades? O que significa muito para um pode não significar nada para o outro e vice-versa. Friedrich Nietzsche filósofo alemão, dizia que devemos nos casar com uma pessoa de que gostamos muito de conversar, pois, com o passar dos anos, é a única coisa que restará, a boa conversa. Mas voltando ao título do nosso artigo e relacionando-o à vida sexual do casal, o homem é igual ao fogão elétrico. Por quê? Vou explicar: Girou o botão e ele “traaaaaaa”, pegou, já está aceso. Girou o botão “traaaaa”, super aceso. Pelo menos até certa idade isso é verídico, cla

Dicas sobre relacionamentos

Nunca se justifique para ninguém. Porque a pessoa que gosta de você não precisa que você faça isso, e quem não gosta não acreditará. Não deixe que alguém se torne uma prioridade em sua vida, quando você é somente uma possível opção na vida dessa pessoa. Relacionamentos funcionam melhor quando são equilibrados. De manhã quando você acorda, você tem simplesmente duas opções: voltar a dormir e a sonhar ou levantar e correr atrás dos seus sonhos. A escolha é sua. Nós fazemos chorar aqueles que cuidam de nós. Nós choramos por aqueles que nunca cuidam de nós. E nos cuidamos daqueles que nunca vão chorar por nós. Essa é a vida, é estranho, mas é verdade. Uma vez que você entenda isso, nunca será tarde demais para mudar. Não faça promessas quando você estiver alegre. Não responda quando você estiver triste.  Não tome decisões quando você estiver zangado. Pense duas vezes. Seja inteligente. O tempo é como um rio. Você nunca poderá tocar a mesma água duas vezes, porque a água qu

Comunicação

Diz a lenda que Rui Barbosa [1] , ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar os seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe: - Oh, bucéfalo [2] anácrono [3] ! Não o interpelo pelo valor intrínseco [4] dos bípedes [5] palmípedes [6] , mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito [7] da minha habitação, levando meus ovíparos [8] à sorrelfa [9] e à socapa [10] . Se fazes isso por necessidade, transijo [11] ; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia [12] de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica [13] bem no alto da tua sinagoga [14] , e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à qüinquagésima potência que o vulgo denomina nada. E o ladrão, confuso, pergunta: - Doutor, eu levo ou deixo os patos? [1] Rui Barbosa, advogado, jornalista, jurista, polític