27 de jan. de 2010

21- Lições para crescer e permanecer dentro de uma empresa


1- Muitas pessoas erram logo na entrada; não cometa esse grave erro. Seja simpático com todos, escute muito e fale pouco, somente o necessário. “Quem fala demais dá bom dia a cavalo.” Escute, escute e escute.

2- Não julgue as pessoas pelos cargos e funções exercidas, todos são muito importantes. Contam uma estória que um leão entrou em uma empresa e comeu o diretor. Ninguém deu falta. Comeu o gerente administrativo. Ninguém deu falta. Mas quando ele comeu a “tia” que fazia o cafezinho todos perceberam que tinha alguma coisa errada.


3- Cumprimente todas as pessoas dentro e fora da empresa, mesmo que seja com um simples sorriso e um balançar de cabeça. E, se alguém não lhe cumprimentar, insista. Você é sempre educado, independente do comportamento dos outros. Meu recorde com uma pessoa difícil é de trinta dias, no trigésimo primeiro dia, ele me cumprimentou com um grunhido.

4- Estude o comportamento das pessoas com quem trabalha, saiba quem é mais calmo, quem é mais irritado, quem é mais calado, conheça os perfis de cada um e respeite isso.


5- Evite ficar contando vantagem do que já realizou em outras empresas, ninguém gosta disso. E as pessoas sempre pensarão que, se você era tão bom no outro trabalho, por que não está mais lá? Todos sabem que nenhuma empresa gosta de desperdiçar talentos.

6- Respeite a hierarquia, você não está na empresa para gostar ou não do que seu superior pede, e sim para obedecer-lhe. E, quem bate de frente com o chefe, quando não é demitido, fica estagnado em seu cargo. Como nos ensina Max Gehringer, não é que os chefes não gostem de ser contrariados. Eles odeiam.


7- Evite levantar questões polêmicas em reuniões, não são todos os chefes que estão preparados para algumas verdades ditas na frente de muitos. Escolha o melhor momento (só você e ele, isso quando perceber o bom humor dele). Aí escolha as melhores palavras com o melhor tom de voz e deixe parecer que a nova idéia é dele.

8- Obedeça sempre, uma das 48 leis do poder. “Nunca brilhe mais do que o mestre.” Deixe os créditos para o chefe, não apareça mais do que ele; afinal, ele é o chefe e não você.


9- Esteja sempre disponível, seja proativo, faça mais do que o necessário, saia da mediocridade, destaque-se pela preocupação em melhorar sempre.

10- Olhe sempre a empresa como se fosse o dono dela. Quando perceber que alguma coisa precisa ser mudada, peça autorização para realizar o trabalho. Com pouco tempo, ganhará confiança, será exemplo e poderá fazer as coisas sem precisar pedir. E claro, nesse estágio, a promoção já está muito próxima.

11- Só leve um problema para o chefe quando já tiver a solução. Nunca, jamais, turbine um problema, sempre que possível amenize. Não precisamos irritar e preocupar o chefe, ele tem coisas importantes para cuidar.

12- Nunca esconda nada do chefe, transparência é tudo. Seus amigos de trabalho não precisam saber de nada, marketing pessoal negativo não ajuda em nada. Principalmente se você estiver seguindo essas dicas. Muitas pessoas já não gostarão de você.

13- Não ligue para o que as outras pessoas pensam de você, o importante é o que o chefe pensa de você.

14- Nunca, por motivo nenhum, brigue, discuta ou agrida alguém dentro da empresa e nesses casos não adianta e muito menos refresca, estar certo.

15- Não fale nem sob tortura mal do chefe, do amigo, do salário, da empresa e do trabalho. Quem fala mal desses itens, é incompetente e está dizendo que não consegue nada melhor, que não tem capacidade de reverter essa situação e se sujeita a ela. Um verdadeiro atestado de incompetência. Dizem que cada um tem o chefe, a empresa, o salário e o trabalho que merece.

16- Seja honesto sempre, por motivo nenhum caia na besteira de mexer naquilo que não é seu. É preciso criar uma identidade de respeito total a empresa e a sua imagem que está sendo construída.

17- Nunca prometa nada que não possa cumprir.


18- Seja calmo em todas as situações, não permita demonstrações de perda de controle.

19- Ajude outras pessoas, ninguém cresce sozinho. Pedro Mandelli, professor da FGV-SP, diz que: “O nosso sucesso está totalmente relacionado ao número de pessoas que nós ajudamos a crescer.”.

20- Ajudar só os que merecem é fácil. Não tem mérito nenhum, qualquer um pode fazer. Ajude os complicados, os nervosos, os irritados. Saiba que essas pessoas não são assim por escolha própria, elas viveram situações tão difíceis em suas vidas e não conseguiram lidar bem com elas, dessa forma, exteriorizam o problema.

21- Cuide sempre de um pequeno e poderoso músculo que causa muitos problemas nas empresas: a língua. Afinal, está escrito e não é em um livro de auto-ajuda, e sim na Bíblia: “O que mata o homem não é o que entra pela sua boca, mas sim o que sai dela.”

Um comentário:

  1. Acho muitas dessas dicas importantes, mas discordo de outras. Não gosto do estilo funcionário perfeito. E as empresas também não. Observe que as pessoas que ocupam os cargos de chefia nas empresas não eram do tipo funcionário modelo, enquanto que aqueles que fazem tudo certinho não conseguem passar de um cargo de gerencia.

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