Pular para o conteúdo principal

Dicas e técnicas para dirigir na chuva




A chuva é responsável por milhares de acidentes por ano. Muitos desses acidentes são evitáveis, mas são causados por intrépidos motoristas que não percebem que a condução em pista seca e a condução em uma pista molhada são fundamentalmente diferentes.
Quando a estrada está molhada, o filme de água sobre o asfalto acarreta na perda de tração dos pneus. Menos óbvio é o fato de que a chuva reduz a percepção do condutor - é difícil de ver através da chuva - e também diminui a visibilidade através da sua ação sobre os faróis. Enquanto a maioria das pessoas sabem a importância de reduzir a velocidade na chuva, há certamente outras dicas que irão ajudar a manter você, e aqueles que partilham a estrada com você, de tornarem uma estatística.
Tenha extremo cuidado após um longo período de seca.
Durante o período de seca, óleo de motor e gordura se acumulam na pista ao longo do tempo. Quando misturados com a água a partir de uma nova chuva, a pista se torna extremamente escorregadia. Uma longa chuva vai eventualmente lavar o óleo, mas as primeiras horas podem ser muito perigosas
Planeje-se para mais tempo de viagem.
Você deve se planejar para conduzir de forma mais lenta do que o normal caso a pista estiver molhada. Tenha em mente que é provável que o tráfego se mova mais lento também. Não podemos descartar a possibilidade de que a rota planejada tenha que ser modificada devido a um alagamento ou desabamento.
Freie antecipadamente e com menos força do que faria normalmente.
Isso não só faz com que o espaço de frenagem seja maior entre você e o carro da frente, mas também faz com que o motorista atrás perceba que você está reduzindo a velocidade. Faça manobras e curvas com menos velocidade do que você faria em condições secas.
Na maioria das rodovias a água costuma a acumular nos lados da pista. É importante perceber aonde está o fluxo e aonde está a água acumulada, e tentar se manter afastado para evitar profundas possas.
Não utilize o piloto automático ( cruise control)
Se você aquaplanar existe a chance do seu carro acelerar. O piloto automático também faz com que o piloto fique menos atento e que esteja com os pés afastados dos pedais. - não é uma boa ideia, quando o tempo de reação é importante.
Se você ver uma grande poça de água a frente passe pelo lado ou escolha uma rota diferente.
Pode ser que ela esteja encobrindo um enorme buraco. Talvez não. Mas as “ondas” na água podem alcançar o compartimento do motor e danificar o sistema elétrico.
Não tente atravessar água corrente
Você não esta preparado para um rally, está? Provavelmente vai entrar em um monte de problemas se a força da água for maior do que o peso do veículo. A tração 4x4 não vai ajudar muito se o seu veículo estiver sendo puxado para os lados. Não termine como aquelas pessoas que aparecem nos noticiários porque tiveram que abandonar os seus carros para a mãe natureza.
Ligue os faróis.
Mesmo se ainda for dia, ajuda você a enxergar a rodovia e o mais importante, ajuda os outros motorista a enxergar você. Contudo não ligue o farol alto na chuva ou na neblina – irá prejudicar a visibilidade, pois a luz irá refletir de volta. Se o seu carro for equipado com luzes de neblina, você poderá achar útil liga-las para uma iluminação extra na pista, enquanto deixam o seu carro mais fácil de ser visto.
Fique atento aos pedestres.
Um pedestre pode se tornar destraido, por estar segurando um guarda-chuva ou por estar vestindo uma capa de chuva.
Se estiver chovendo muito forte, fazendo com que você não consiga ver a pista, encoste o carro em um posto de gasolina ou algum local seguro e aguarde.
Evite pilotar ao lado de outro carro. Ao passar por uma poça o carro ao lado pode levantar água em seu para brisa, atrapalhando perigosamente a visão
Dê um espaço extra para caminhões e ônibus. Os largos pneus podem cria spray suficiente para bloquear a sua visão.
Desembace os vidros.
A chuva rapidamente vai causar o embaçamento dos vidros. Ligue os desembaçadores, traseiro e dianteiro e tenha certeza que o ar-condicionado esteja ligado. A maioria dos carros com climatização, acionam automaticamente o ar condicionado quando o desembaçador está ligado.
Se você começar a aquaplanar, não pise no freio repentinamente ou vire o volante, caso contrário o carro pode rodar. Libere o pedal do acelerador lentamente e pilote de forma reta até recuperar a tração. Se você precisar freiar de toques no pedal ( a não ser que seu carro possua ABS, nesse caso você pode pisar até embaixo.
Agora que você sabe como dirigir na chuva, tome algumas precauções para garantir que o seu veículo esta preparado para ultrapassar uma forte chuva.
Fique atento as condições do seu carro. Os freios, pressão dos pneus, condições dos pneus, o sistema de desembaçamento, limpadores dos vidros.
Nos dias atuais, muitos veículos estão equipados com ABS e outros acessórios de segurança como controle de tração, controle de estabilidade e tração 4x4. Estes itens são importantes e estão se tornando mais populares no Brasil. O controle de tração ajuda a manter a aderência colocando os freios sobre o(s) pneu(s) que não tem tração, enquanto um sistema de controle de estabilidade monitora o seu sinal de direção, intervindo com freios e/ou reduzindo a potencia do motor conforme necessário para mante-lo no caminho.
Embora vários fabricantes de pneus desenvolvem pneus específicos para pistas molhadas, existe diferença entre eles. Portanto você pode sentir a necessidade de substituir o pneu original do seu carro por um que tem melhor resposta na chuva. Faça isso. Consulte um revendedor de pneus experiente para ajuda-lo na escolha do pneu certo.
Certifique-se que os limpadores dos vidros estão em bom estado e funcionando corretamente. Sê as lâminas estão ressecadas, quebradiças ou danificadas, substituas antes que você seja apanhado por uma forte chuva. Alguns limpadores são definitivamente melhores do que outros, então pergunte ao seu revendedor para recomendações.
Tomando alguns cuidados e utilizando as técnicas de condução na chuva, você aumenta a segurança e evita acidentes.
fonte: Alfa Motors

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem forno elétrico e Mulher fogão à lenha

Costumo falar muito de relacionamentos em minhas palestras, principalmente entre marido e mulher. Se um dos dois não sai bem de casa, como poderá ficar feliz no trabalho? O bem-estar começa em casa, quem não consegue interagir bem no lar com a pessoa que ama ou pelo menos algum dia amou, como vai fazer para no trabalho se relacionar com várias pessoas, diferentes, nos hábitos, nos gostos, nas conversas e primordialmente nas prioridades? O que significa muito para um pode não significar nada para o outro e vice-versa. Friedrich Nietzsche filósofo alemão, dizia que devemos nos casar com uma pessoa de que gostamos muito de conversar, pois, com o passar dos anos, é a única coisa que restará, a boa conversa. Mas voltando ao título do nosso artigo e relacionando-o à vida sexual do casal, o homem é igual ao fogão elétrico. Por quê? Vou explicar: Girou o botão e ele “traaaaaaa”, pegou, já está aceso. Girou o botão “traaaaa”, super aceso. Pelo menos até certa idade isso é verídico, cla

Dicas sobre relacionamentos

Nunca se justifique para ninguém. Porque a pessoa que gosta de você não precisa que você faça isso, e quem não gosta não acreditará. Não deixe que alguém se torne uma prioridade em sua vida, quando você é somente uma possível opção na vida dessa pessoa. Relacionamentos funcionam melhor quando são equilibrados. De manhã quando você acorda, você tem simplesmente duas opções: voltar a dormir e a sonhar ou levantar e correr atrás dos seus sonhos. A escolha é sua. Nós fazemos chorar aqueles que cuidam de nós. Nós choramos por aqueles que nunca cuidam de nós. E nos cuidamos daqueles que nunca vão chorar por nós. Essa é a vida, é estranho, mas é verdade. Uma vez que você entenda isso, nunca será tarde demais para mudar. Não faça promessas quando você estiver alegre. Não responda quando você estiver triste.  Não tome decisões quando você estiver zangado. Pense duas vezes. Seja inteligente. O tempo é como um rio. Você nunca poderá tocar a mesma água duas vezes, porque a água qu

Comunicação

Diz a lenda que Rui Barbosa [1] , ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar os seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe: - Oh, bucéfalo [2] anácrono [3] ! Não o interpelo pelo valor intrínseco [4] dos bípedes [5] palmípedes [6] , mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito [7] da minha habitação, levando meus ovíparos [8] à sorrelfa [9] e à socapa [10] . Se fazes isso por necessidade, transijo [11] ; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia [12] de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica [13] bem no alto da tua sinagoga [14] , e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à qüinquagésima potência que o vulgo denomina nada. E o ladrão, confuso, pergunta: - Doutor, eu levo ou deixo os patos? [1] Rui Barbosa, advogado, jornalista, jurista, polític