O mercado de trabalho precisa de mão de obra, muitos pensam que falta emprego, mas na realidade o que falta, são profissionais qualificados.
As pessoas que contratam sabem exatamente como é difícil conseguir alguém para ocupar uma vaga. Às vezes demoramos (Recursos humanos) três meses ou mais para conseguir um candidato apto a enfrentar o período de experiência.
As pessoas que contratam sabem exatamente como é difícil conseguir alguém para ocupar uma vaga. Às vezes demoramos (Recursos humanos) três meses ou mais para conseguir um candidato apto a enfrentar o período de experiência.
Quando buscamos um profissional para completar uma vaga, queremos acertar, queremos uma pessoa que amanhã ou depois teremos orgulho de dizer que nós a contratamos. Por isso sempre digo: Quem contrata torce pelo candidato, torce para que ele esteja preparado, seja esforçado, comprometido, queira aprender e crescer junto com a empresa.
Mas confesso que cada dia fica mais difícil entender o que tem acontecido com os candidatos. Outro dia escrevi um artigo falando da qualidade dos currículos e agora vou listar o que presenciei nos últimos tempos relacionados à entrevista.
Quinze motivos para dizer adeus a sua vaga:
1 – Chegar para entrevista atrasado;
2 – Usar uma roupa totalmente despojada (homens) ou muito ousada (mulheres), calça jeans surrada, camiseta baby look, boné, óculos na cabeça, colares exagerados, saia justa, super decotes, perfume extremamente forte, sapatos que precisam ser engraxados, rasteirinha, (esse chinelinho serve para praia, clube e ir ao salão pintar as unhas) para entrevista não. Unhas sujas, descuidadas, ruídas, cabelo despenteado.
3 – Não conhecer a empresa, não ter estudado sobre ela, o que faz, onde atua, qual é o tamanho do mercado, há quanto tempo iniciou as atividades, quem é o responsável, qual o perfil dos trabalhadores, perfil dos lideres, quem contrata qual a história, a missão, a visão, se tem site, blog, está no twitter ou qualquer outra rede social.
4 – Deixar o telefone tocar na hora da entrevista. (A B S U R D O)
5 – Falar muito. Cuidado, lembre-se da sua avó: Boca fechada não entra mosquito. Falar é prata, silêncio é ouro.
6 – Durante a entrevista não olhar para o entrevistador.
7 – Mostrar se distraído ou desligado.
8 – Ficar olhando no relógio ou no celular passando a impressão que está com pressa.
9 – Mastigar chiclete.
10 – Mostrar o terceiro molar enquanto mastiga o chiclete.
11 – Usar gírias.
12 – Falar mal do emprego anterior.
13 – Falar mal dos lideres anteriores, da empresa, dos companheiros de trabalho.
14 – No início da entrevista perguntar: Qual é o salário mesmo?
15 – A pior de todas: Vocês fazem o quê aqui mesmo?
Pronto, tá aí uma listinha que pode fazer uma diferença enorme na vida de quem quer arrumar um emprego.

Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelentes Dicas! Acho que estou precisando mudar de emprego, suas dicas podem me auxiliar nessa tarefa, aliás, podem auxiliar muita gente.
ResponderExcluirÉ fato que grande parte das pessoas que vão para uma entrevista não têm conhecimento dessas dicas simples, mas que podem fazer a diferença na hora de uma contratação.
Gosto sempre de frisar que o que falta não é oportunidade de emprego, o que faltam são pessoas pessoas capacitadas e preparadas para assumirem as vagas existentes.
Belo texto, um grande abraço.
@jmpsousa
Bom dia Professor!!!
ResponderExcluirMuito bom o texto, gostaria de incluir na sua lista para aos homens... cabelo moicano não!!!
Juro, não me contaram não, eu vi, era moicano mesmo, daqueles bem "up"!!!
Nossa aparece cada coisa que até assusta!!!
Fica com Deus e tenha um ótimo dia!
Professor, vamos ponto a ponto:
ResponderExcluir1-Em qualquer coisa que façamos, chegar atrasado é "a treva" como dizia a menininha da novela;
2-Não há como negar que contexto é tudo. Creio que a roupa deve ser adequada à vaga pretendida. Quanto ao cabelo, unhas... é questão de higiene;
3-Essa dica deve ser seguida à risca. Conhecer o "inimigo" aumenta a chance de vitória;
4-Já ouvi histórias de gente que conversava pelo telefone enquanto estava no banheiro. O entrevistador ouviu o barulho da descarga até...rs;
5-Que fala demais dá bom dia a cavalo;
6-Na hora da entrevista não se deve ter timidez. Não olhar nos olhos é sinal de culpa muitas vezes;
7-Precisa comentar nada, né? Quem quer alguém distraído pra chamar de seu?;
8-Não se deve ficar preso ao tempo.Quem está interessado na vga é você e todo esforço (e tempo) devem ser empregados nisso;
9-Não é nem sauvável. Pior ainda se ficar fazendo bolas;
10-Huahuahua;
11-Mais uma vez, o contexto é importante. Numa loja de skate, gírias mostram que a pessoa é da mesma tribo e por isso será mais eficaz qualquer venda;
12-Não se deve falar mal de nada. Não ser capaz de conter suas críticas é uma boa demonstração de falsidade. Quer dizer que enquanto interessava, o emprego era bom?;
13-É importante ser crítico, mas expor os erros de outra equipe pode mostrar o quanto a pessoa é passiva visto que reconheceu os problemas, mas nada fez para arrumar;
14-Deve-se falar de salários nesse contato, mas tudo tem sua hora;
15-Caramba... viu a fila e entrou sem saber do que se tratava? E se fosse uma campanha para divulgação de um novo médico urologista?
Bom, professor, as dicas vão direto ao ponto. Algumas poderiam ser unidas como no caso do chiclete, mas são imprescindíveis para quem quer um emprego. Acrescento ainda que estabelecer bons relacionamentos por onde se passa é muito importante. Nas escolas por onde passei, apenas em uma me contrataram por causa de anúncio no jornal e análise de currículo somente. Em todas as outras o currículo foi analisado, mas um voto de confiança foi dado pelo histórico profissional que eu tinha (e tenho). Grande abraço.
José Marcio, é isso mesmo, as pessoas reclamam que está difícil, mas força de vontade para se dedicar ao máximo falta em grande parte dos candidatos. Vivemos em uma época de tudo muito rápido, todos tem pressa, mas se essa pressa for para arrumar um emprego precisa calma e dedicação para na hora H termos todas as informações necessárias para o sucesso da entrevista que é nada mais nada menos que a contratação. Obrigado e grande abraço
ResponderExcluirProfessor Bauru, quem gostar desse texto e achar que ele serve para alguma coisa, tem que ler seu comentário porque dessa forma o aprendizado será muito maior. Lembrando que o aprendizado não está no texto e sim na interpretação e reflexão de quem lê o texto. Muito obrigado pelo comentário e um grande abraço!
ResponderExcluirDiana, sempre muito bom interagir com você por aqui, quanto ao cabelo moicano ainda não tive esse privilégio, mas imagino que tenha sido algo muito interessante. Mais uma vez obrigado pelo carinho, fico muito feliz quando vejo que você visitou o blog...Uma semana maravilhosa e um grande abraço.
ResponderExcluirOi professor!!!
ResponderExcluirTem cada situação... que não dá prá acreditar!!!
Na empresa que eu trabalho, utilizamos o MSN, ele me ajuda muito, mas em certos momentos...
Nessa ultima semana, fui surpreendida por uma pessoa da minha lista de contatos quando me pediu emprego por MSN... se é que dá prá chamar isso de pedido de emprego!!
*oiiii
Ligia: oiiii
*tudo bm?
Ligia: td certinho e vc???
*indoo
*Eu te xamei esses dias jahh
*Tava procurando empregoo
Ligia: oi amada! nao vi!!!
Ligia: hum... preciso que vc venha ate aqui... Estamos contratando sim!
*q tem q fazer? Preciso mto desse emprego
Ligia: querida! preciso de um cadastro seu prá ver em q setor vc se encaixa! Precisa vir até aqui!
*sim
*mas quais saum os serviços?
*q tem q fazr ali? qual o trabalho?
(Nesse momento eu já havia desistido de qualquer possibilidade de contratação.)
*ta ai ainda?
Ligia: estou ocupada querida, já te chamo
*ta ai ainda?
Ligia: setor de produçao...
*mas é trabalho limpo?
*que tipo de móveis vcs fazem? tem q lixar, limpar, como q é?
Ligia:desculpa, mas eu preciso que vc venha até aqui para que possamos fazer um cadastro...sem isso não posso te ajudar!
*eles pagam bem?
Ligia alterou o estado para Ocupado
Eu simplesmente desisti!!!
Essa pessoa esta procurando por emprego (deve ser desse jeito) a mais de um ano!!!
Nossa região está com mão-de-obra defasada, muito difícil contratar com experiência, mas o mínimo que esperamos é que tenha vontade.
Ligia isso que você está me relatando, infelizmente é muito normal. As pessoas querem um grande salário, um cargo pomposo, uma sala bonita, regalias, benefícios, mas trabalhar que é bom, esforçar-se, dedicar-se, começar debaixo para aos poucos ir galgando os degraus corporativos. Isso é uma outra história. Que bem poucos querem ser personagens principais... grande abraço e mais uma vez obrigado!
ResponderExcluir