15 de fev. de 2010

O novo perfil do profissional de vendas por Robson Dutra




Nosso bisavô deve ter escutado do pai dele que se naquela época, ele tivesse concluído um curso técnico profissionalizante, seria alguém na vida. Nosso avô escutou que se ele tivesse concluído o primeiro e o segundo grau completos, ele seria alguém na vida. Nosso pai ouviu que o segredo do sucesso era ter uma faculdade. E agora na nossa atual realidade, se concluirmos uma faculdade, um mestrado, um MBA, um doutorado, talvez consigamos um bom emprego.

Isso significa que os tempos mudaram e a noticia boa é que daqui para frente ele vai mudar sempre e em uma velocidade muito maior. O que serve hoje, não servirá amanhã, o cliente tem acesso às informações rapidamente, o mundo está globalizado, em poucos cliques, fornecedores são substituídos por outros a quilômetros de distancia.

Então temos que ter a consciência de que se quisermos permanecer no mercado, temos que fazer a diferença, o consumidor está exigente, e resguardado pela lei, o que foi bom para todos. O consumidor sabe exatamente seus direitos e não aceita mais as coisas de qualquer jeito, ele quer ser bem atendido, quer ter comunicação rápida com empresa e vendedor que o atende, quer criar um relacionamento, uma parceria sólida, honesta e duradoura. Essa é a palavra chave para o vendedor, o consultor de vendas, o gerente de vendas, o gestor de vendas, o especialista em vendas.

O vendedor deve ser um camaleão, se adaptar a cada cliente e situação, ter bom senso, saber a hora de falar e, principalmente a hora de ouvir, deve sempre em todas as ocasiões se apresentar, deixar claro o seu trabalho e o que fornece e sempre tentar perceber quem são as pessoas que podem se tornar bons clientes, importante deixar as pessoas integradas com seu trabalho para que quando alguém toque no assunto, seu nome seja citado, pegue telefones dos contatos, sempre.

O bom vendedor vai cortar o cabelo e comenta do seu trabalho com o barbeiro, ele vai a uma palestra e fala sobre o que vende, na roda de pessoas antes do início do evento, distribui seus cartões, o verdadeiro vendedor está sempre com vários cartões no bolso, isso é fundamental. Seus amigos sabem o que ele vende, na igreja as pessoas sabem o que ele vende, na faculdade todos conhecem o seu trabalho e ele faz questão em cada oportunidade de dizer o que vende. O verdadeiro vendedor não cria conflitos, toda pessoa pode ser um cliente futuro, temos que cuidar com as palavras, com a postura, evitar conflitos, o bom vendedor é um apaziguador de conflitos, arrumamos soluções, solucionamos necessidades e não criamos problemas.

A figura é de um profissional que se preocupa com os outros e o tempo todo tem o interesse em ajudar as outras pessoas com soluções, independente da área em que atue.

Precisa conhecer muito bem o que faz para se tornar um especialista, conhecer os seus concorrentes e saber sobre muitas outras coisas para poder ter um assunto que se identifique com o cliente, isso é muito importante para criar um clima de interação em um processo de abordagem, assim os clientes terão confiança nos serviços e soluções prestadas.

O sucesso do vendedor está totalmente ligado ao número de clientes que ele ajuda. É isso que o consultor de vendas faz, ajuda outras pessoas a encontrarem as melhores soluções para suas necessidades. E acompanha o cliente após a venda dando toda assistência. A venda não termina na entrega do produto, pelo contrário e aí que a relação se fortalece, no pós-venda contínuo. Não abandone o cliente, ou ele vai abandonar você. Seja solicito aos seus questionamentos e esclareça sempre suas dúvidas, mostre sempre boa vontade e interesse.

7 comentários:

  1. Excelente postagem.
    É uma pena que muitos vendedores, e muitas empresas ainda não pensem assim. Ainda é muito grande o número de pessoas que enxergam o cliente como inimigo, ou um problema para a empresa. Muitos só querem saber de efetivar a venda e lançar o faturamento, depois disso, passam a tratar o cliente como se fosse um peso a carregar.

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  2. Ola Cleovane, mais uma vez obrigado pela visita. É bem isso mesmo alguns vendedores só tratam bem o cliente até ele preencher o cheque depois disso...adeus.. mas algumas empresas colaboram com isso também. Por exemplo. Fiz um plano empresarial de telefonia celular, o vendedor veio até a loja e me atendeu muito bem. Nesse caso ele recebe por linhas adquiridas. Ele só é remunerado por isso, agora qualquer coisa que eu preciso dele, ele não está nem aí, na verdade quer distância. o que é uma pena. Não indico para ninguém e muito menos aumento o número de linhas porque sei que não existe suporte.E não adianta ele falar que para isso existe o 0800 que daí sim eu me sentirei abandonado.

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  3. Prezado Professor Robson, o profissional de vendas deve ser gentil VERDADEIRAMENTE e não apenas usar uma máscara momentânea que, em algum momento, desaparece. O cliente percebe isso e certamente vai reagir positiva ou negativamente.

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  4. EDN, obrigado pela visita. seja sempre muito bem-vindo. O ser VERDADEIRO é uma atitude positiva não só para o vendedor, mas para todas as profissões e pessoas. Grande abraço, saúde e sucesso!!!

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. É engraçado, porque quando escrevi meu comentário estava justamente pensando nas empresas de telefonia. Infelizmente, das empresas desse ramo que conheço, a nota máxima que posso dar no item "respeito ao cliente" é zero. Muitos vendedores até se esforçam, mas a politica da empresa anula qualquer esforço de bom relacionamento com os clientes. Uma dessas empresas cometeu com um colega meu, de trabalho, o que acredito ser a pior atitude empresarial de todos os tempos. Ele solicitou a instalação de uma linha telefônica, porém quando o técnico foi instalar, falou que não havia viabilidade técnica, e que voltaria em alguns dias. As contas telefônicas começaram a chegar, porém a linha não, até que meu colega desistiu da instalação. Não houve assinatura de nenhum contrato e meu colega não pagou nenhuma das contas. Tempos depois descobriu que a empresa tinha colocado ele no SPC, ele entrou nas pequenas causas ganhou a ação, mas empresa não tirou o nome dele so SPC, foi para a justiça commum, e depois de vários anos de espera ele ganhou novamente. A empresa retirou o nome dele do SPC, porém dias depois, quando foi realizar um compra ele descobriu que a empresa o havia colocado novamente no SPC. Acontece que ele foi aprovado no concurso do Banco do Brasil, que não permite que os funcionários constem em listas de maus pagadores. Ele ligou para a empresa de telefonia, após horas de péssimo atendimento e depois de ameaçar recorrer novamente a justiça, ele conseguiu que a empresa avaliasse novamente seu caso. Assim a empresa retirou o nome dele por 15 dias do SPC e ficou de em 5 dias entrar em contato. Mas, depois de 1 mês ele foi chamado para o Banco do Brasil e a consulta denunciou que ele estava novamente no SPC, ligou novamente para a empresa, e ela alegou ter analisado o caso, e ter informado ele por telefone de que não retiraria o nome dele da lista, porém ele não tinha sido informado, e o nome que eles disseram que atendeu o telefone não existe no escritório onde a gente trabalha. Ele pediu uma nova análise, novamente deram 15 dias e 5 para notificação. Novamente não entraram em contato, e quando ele ligou para saber o que tinham decidido, surpresa! Não encontraram nem o número do protocolo que tinham dado.
    Não bastasse isso, a empresa está cobrando mais de 12 contas telefônicas atrasadas, ou seja, estão cobrando mais de 1 ano por um telefone que nunca foi sequer instalado. Normalmente, quando alguém não paga o telefone por 3 meses, eles encerram o serviço, então como ele pode ter mais de 12 contas atrasadas? E para finalizar, as cobranças se referem a meses em que ele nem morava mais naquele endereço. Como uma empresa pode agir assim com um cliente?

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  7. Cleovane, essa sua história envolvendo seu amigo é LAMENTÁVEL, estou chocado e digo, já passei por algo muito próximo, apenas não faz parte o concurso. Imagine a raiva que esse seu amigo deve ter passado. Isso é uma provação muito grande. Falta de respeito, consideração e bom senso. Sonho com o dia em que as empresas não poderão fazer isso com a parte mais frágil da relação. Somos fidelizados no contrato e abandonados no trato. Se tem alguns momentos que eu me sinto um otário é quando estou no telefone com uma operadora de cartão de crédito ou telefonia celular. Mas não aceito, mesmo sabendo que muitas vezes a reclamação é inútil e cansativa, faço minha parte, precisamos lutar por aquilo que é certo e justo. Tudo é tão suado e ninguém ameniza quando erramos. Mas nós sim, vivemos nos adaptando a tudo e a todos. Chega! Precisamos aprender a reivindicar e estamos indo no caminho correto. grande abraço...

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